Abril 25, 2024

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Pão integral é bom para você?  Este pão é o mais saudável.

Pão integral é bom para você? Este pão é o mais saudável.

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Você provavelmente já ouviu falar que o pão integral é mais saudável.

Esta afirmação não está errada, mas os especialistas querem que você saiba que ela contém alguns equívocos e deixa escapar algumas nuances essenciais.

Há muitas informações alarmistas on-line sobre os perigos óbvios de comer pão branco, que é feito de grãos refinados. Alguns artigos e vídeos do TikTok sugerem aleatoriamente – sem a contribuição real de especialistas – que comê-los regularmente pode aumentar o risco de doenças graves.

Aqui está o que realmente significa um tipo de pão ser “bom para você” – e o que mais você deve saber sobre sua escolha de grão.

Pão integral é bom para você?

O pão de trigo integral é feito de grãos integrais, em vez de grãos refinados, que é a matéria-prima do pão branco.

Os grãos integrais contêm nutrientes como fibras, vitaminas B e vitamina A que você não encontrará no pão branco, de acordo com clínica Mayo.

Grãos refinados são aqueles dos quais o farelo e/ou gérmen geralmente foram removidos. Pode “reduzir o conteúdo nutricional e torná-lo menos saciante”, diz um nutricionista registrado Miranda Galati diz EUA hoje.

Por outro lado, diz ela, os grãos integrais “geralmente contêm mais fibras, proteínas e micronutrientes porque o farelo e o gérmen permanecem intactos, tornando-os mais nutritivos e nutricionalmente equilibrados”.

Quais são os prós e os contras do pão integral?

O pão integral contém os nutrientes mencionados acima que normalmente não são encontrados no pão branco. Mas isto muitas vezes tem um preço mais elevado, o que pode dificultar a acessibilidade.

Galati quer lembrar aos compradores que embora seja benéfico comprar grãos integrais sempre que possível, comprar pão branco também não é uma má opção.

“A alimentação mais saudável em qualquer categoria dependerá de você, do seu orçamento, da sua cultura, dos seus objetivos de saúde e muito mais”, diz Galati. “É incrível que façamos escolhas mais ricas em nutrientes quando possível, mas escolher a opção mais processada ou conveniente nem sempre é uma coisa ruim. Como nutricionista registrado que deseja que você construa um estilo de vida saudável e duradouro, recomendo abandonar o ideia de uma versão mais saudável de qualquer coisa.

Você está procurando uma dieta saudável? Aqui estão três dicas apoiadas por nutricionistas para você começar.

O pão integral é realmente mais saudável?

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) recomenda que metade de sua ingestão diária de grãos seja feita com grãos inteiros. Embora comer mais “grãos minimamente processados” seja uma coisa boa, Galati diz, “não é necessário 100% do tempo”.

2019 análise Estudos publicados na Advances in Nutrition descobriram que, embora a investigação científica valide as recomendações para comer mais cereais integrais, a ideia de que é necessário reduzir o consumo de cereais refinados não é, na verdade, apoiada por qualquer “corpo substancial de provas científicas publicadas”.

Em muitos casos, a correlação tem sido confundida com a causalidade, levando alguns a acreditar que os grãos refinados levam a um grande número de doenças que não deveriam ser atribuídas à ingestão de uma quantidade normal deles.

Em outras palavras: o pão branco pode oferecer menos nutrientes, mas não é o vilão que às vezes parece ser.

“É tudo uma questão de equilíbrio”, acrescenta Galati. “Escolha o mínimo de grãos refinados na maioria das vezes, mas certifique-se de deixar espaço para coisas divertidas para tornar sua dieta sustentável.”

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