Maio 19, 2024

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Pesquisa sugere que a dieta tradicional japonesa pode beneficiar a saúde cerebral das mulheres

Pesquisa sugere que a dieta tradicional japonesa pode beneficiar a saúde cerebral das mulheres

TÓQUIO, 17 de Abril – Uma dieta composta por alimentos tradicionais japoneses, como chá verde, algas marinhas e peixe, pode ajudar a prevenir o encolhimento do cérebro com a idade, um sinal comum de declínio cognitivo e demência, sugere uma investigação. Contudo, o estudo indica que este efeito benéfico só existe nas mulheres!

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Não é segredo que o Japão – especialmente Okinawa, que fica no sul do país, não muito longe de Taiwan – é conhecido pelo seu centenário. Na verdade, o idílico arquipélago japonês é o lar de um grande número de idosos com mais de 100 anos. Além de seu estado de espírito e estilo de vida ativo, conforme detalhado pela Japan Airlines, acredita-se que sua dieta também contribui para sua longevidade. Legumes de todos os tipos, além de arroz, peixe e algas marinhas estão no cardápio desses famosos centenários. Mas eles não são os únicos no Japão que seguem esse tipo de dieta tradicional.

Isto é bom, porque a investigação sugere que estes hábitos alimentares podem ajudar a prevenir o encolhimento do cérebro relacionado com a idade, especialmente nas mulheres. Nas pessoas mais velhas, este tipo de encolhimento cerebral pode levar ao declínio cognitivo e à demência. “A adesão a padrões alimentares saudáveis, com aumento do consumo de grãos integrais, frutos do mar, vegetais, frutas, cogumelos, produtos de soja e chá verde, provavelmente conferem um efeito protetor contra a atrofia cerebral em mulheres japonesas de meia-idade e idosas, mas não em homens”, conclui a pesquisa publicada na revista Nutrition.

Um total de 1.636 adultos japoneses com idades entre 40 e 89 anos participaram da pesquisa, apoiada pelo Centro Nacional de Geriatria e Gerontologia do Japão e pela Universidade de Liverpool, no Reino Unido. A dieta dos participantes foi monitorada durante dois anos, permitindo identificar três tipos principais de dieta: dieta ocidental; Dieta baseada principalmente em vegetais, frutas e laticínios; Finalmente, a dieta tradicional japonesa. Os resultados do estudo sugerem que o segredo para uma boa saúde cognitiva das mulheres pode estar no consumo de chá verde, cogumelos, missô (pasta de soja fermentada) e outros alimentos típicos japoneses. Na verdade, descobriu-se que as mulheres que seguiram a dieta tradicional japonesa tiveram menos encolhimento cerebral do que aquelas que seguiram a dieta ocidental. O mesmo não aconteceu com os homens. -Estúdio ETX