Abril 25, 2024

O Ribatejo | jornal regional online

Informações sobre Portugal. Selecione os assuntos que deseja saber mais sobre a Folha d Ouro Verde

Reino Unido toma medidas para proibir a propriedade estatal estrangeira de jornais, um golpe para a licitação do Telegraph

Reino Unido toma medidas para proibir a propriedade estatal estrangeira de jornais, um golpe para a licitação do Telegraph

Os ousados ​​esforços do executivo de mídia norte-americano Jeff Zucker e de seus apoiadores dos Emirados para assumir o controle do jornal londrino Daily Telegraph pareciam estar em estado de emergência na quarta-feira, depois que o governo britânico introduziu uma legislação que proíbe a propriedade estatal estrangeira de jornais e revistas de notícias.

A medida do primeiro-ministro Rishi Sunak iria torpedear a candidatura de Zucker na sua forma actual, que depende fortemente do financiamento de parceiros de investimento nos Emirados Árabes Unidos. A utilização de fundos dos Emirados causou alvoroço em Westminster devido à influência estrangeira nos meios de comunicação britânicos, dada a grande importância do The Telegraph e do seu jornal irmão, The Spectator, para o Partido Conservador de Sunak.

A empresa de mídia de Zucker, RedBird IMI, pode agora tentar salvar sua oferta para a publicação impressa, encontrando novos investidores e diluindo a participação majoritária detida pelos Emirados ao nível permitido pelas regras propostas pelo governo.

“Estamos extremamente decepcionados com o desenvolvimento de hoje”, disse uma porta-voz da RedBird IMI. “Até o momento, a RedBird IMI fez seis investimentos no Reino Unido e nos EUA, e acreditamos que o ambiente de mídia do Reino Unido merece mais investimentos.” A empresa acrescentou que “agora avaliará nossos próximos passos”.

A tentativa de Zucker, ex-chefe da CNN, de se renomear como um improvável magnata da notícia na Grã-Bretanha, chocou muitos dos principais atores da mídia do país, incluindo Rupert Murdoch, que considerou assumir o controle do The Telegraph para si após o valor do jornal. disparou. . Leilão do ano passado.

Conservadores proeminentes, incluindo o locutor Andrew Neil e Fraser Nelson, editor-chefe da revista The Spectator, atacaram a dependência de Zucker do dinheiro dos Emirados, transformando o acordo num ponto de conflito político sobre a influência estrangeira sobre as instituições britânicas e galvanizando a oposição dos legisladores conservadores.

O acordo já estava sob revisão pelos reguladores britânicos. Stephen Parkinson, Ministro da Cultura, Comunicações e Indústrias Criativas, prometeu na Câmara dos Lordes na quarta-feira introduzir uma alteração à legislação que impede a propriedade estatal estrangeira de publicações noticiosas. A lei deverá ser aprovada no Parlamento, onde os conservadores têm uma boa maioria.

Um porta-voz do governo disse: “Ouvimos atentamente os argumentos apresentados pelos parlamentares nas últimas semanas e estamos a tomar medidas para excluir a propriedade, influência ou controlo estatal estrangeiro de jornais e revistas periódicas”.

A resistência à oferta tinha menos a ver com Zucker, que disse que não iria dirigir as operações diárias do jornal, e mais com seu sócio sênior.

RedBird IMI é uma joint venture entre a RedBird Capital, uma empresa americana de private equity, e a International Media Investments, um fundo de investimento de Abu Dhabi controlado pelo Xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e membro da família real dos Emirados Árabes Unidos. . Abu Dabi.

O xeque Mansour já conquistou espaço na Grã-Bretanha, irritando alguns com sua propriedade do Manchester City, um clube de futebol da Premier League conhecido por seus bolsos fundos e táticas financeiras agressivas.

Críticos citados Emirados Árabes Unidos Governo autoritárioUm histórico conturbado em matéria de direitos humanos e relações amigáveis ​​com o presidente russo, Vladimir Putin, foram citados como razões para descartar uma oferta para comprar o jornal Telegraph, de 168 anos, muitas vezes chamado de The Torygraph pela sua influência na política conservadora. Os legisladores disseram que esses compromissos superam o histórico editorial de Zucker na CNN, bem como a promessa do grupo de investidores de criar disposições para proteger a independência do jornal.

Michael Forsyth, ex-ministro conservador na Câmara dos Lordes, disse na quarta-feira que a oferta “é o que é, uma estratégia de influência”.

“As conversas financeiras e de propriedade são importantes”, disse Forsyth, acrescentando que esta influência não deve estender-se aos investidores que têm ligações com um governo que “coloca jornalistas na prisão, deporta críticos, encerra todas as críticas e é um Estado que está em o último da classe.” Nas mesas da liberdade internacional.

Qualquer esperança de que o Partido Trabalhista, da oposição, apoiasse o acordo evaporou-se no início desta semana, quando a secretária paralela da cultura, Thangam Debbonaire, anunciou que o seu partido iria anular o acordo se tomasse o poder após as eleições gerais previstas para o final deste ano. Os trabalhistas lideram os conservadores na maioria das pesquisas de opinião por cerca de 20 pontos percentuais.

“O Partido Trabalhista é inequívoco e inequívoco neste ponto”, disse Debonaire a Nelson, editor da revista Spectator. Em uma entrevista. “A propriedade por uma potência estrangeira é incompatível com a liberdade de imprensa, que é essencial em qualquer democracia.”

Se Zucker retirar a sua oferta para comprar o The Telegraph, um potencial adquirente será Paul Marshall, o bilionário britânico dos fundos de cobertura. Marshall financiou o GB News, um canal de televisão incipiente que emergiu como uma espécie de ambiciosa Fox News, proporcionando uma plataforma a agitadores populistas como Nigel Farage.

Esta não é a primeira vez que o mundo mediático britânico demonstra hostilidade para com estrangeiros. A compra do The Times de Londres por Murdoch em 1981 foi ridicularizada como um sequestro por um australiano arrogante. Espera-se que Murdoch, que também é dono do The Sun, busque a propriedade da The Spectator, uma revista semanal de prestígio.

A jornada de Zucker para assumir o comando do The Telegraph começou no ano passado, quando a RedBird IMI concordou em pagar US$ 1,47 bilhão em dívidas dos antigos proprietários do jornal, os irmãos Barclay. O acordo teve de ser aprovado pelos reguladores britânicos, que concordaram em adiar a decisão até março.

À medida que as críticas aumentavam, Zucker fez várias viagens a Londres para defender seu caso. Na semana passada, ele apareceu em um popular programa de rádio britânico chamado “The News Agents” e acusou Neil de apenas se opor ao acordo depois de procurar um papel de liderança nos jornais The Telegraph e The Spectator, mas foi rejeitado.

“Isso pode ser um choque, mas Andrew Neal é um hipócrita total nisso”, disse Zucker no podcast. Neal respondeu que nunca havia se candidatado ao cargo de presidente e disse que “a memória de Zucker está pregando peças nele”.

Zucker teve mais sorte de receber tratamento diferente na Grã-Bretanha. No mês passado, RedBird IMI Acertou Acordo de US$ 1,45 bilhão para adquirir a All3Media, produtora que supervisionou filmes de sucesso como “Os Traidores” e “Fleabag”.

Benjamin Mullen E Castelo de Estêvão Contribuiu para relatórios.