Abril 25, 2024

O Ribatejo | jornal regional online

Informações sobre Portugal. Selecione os assuntos que deseja saber mais sobre a Folha d Ouro Verde

Aquisição telegráfica: Reino Unido proíbe propriedade estatal estrangeira de jornais

Aquisição telegráfica: Reino Unido proíbe propriedade estatal estrangeira de jornais

  • Escrito por Brian Wheeler
  • Repórter político

Fonte da imagem, Imagens Getty

O governo britânico disse que os governos estrangeiros serão proibidos de possuir jornais e revistas de notícias britânicos.

Isto segue as críticas à proposta de aquisição dos jornais Daily Telegraph e Spectator pela RedBird IMI, apoiada pelos Emirados Árabes Unidos.

O governo disse que a legislação proposta iria “fornecer proteção adicional à imprensa livre”.

Um porta-voz do grupo financiado pelos Emirados Árabes Unidos disse que eles estavam “extremamente decepcionados com o desenvolvimento de hoje”.

O Partido Trabalhista indicou que apoiará esta mudança, que será uma alteração a uma nova lei que será discutida na próxima semana.

Houve uma pressão crescente entre partidos para que o governo agisse e este enfrentava uma possível derrota na Câmara dos Lordes na quarta-feira por parte de pares que queriam ver uma ação urgente.

Ao anunciar a proibição, Lord Parkinson de Whitley Bay disse que a nova lei “excluiria fusões de jornais e revistas de notícias periódicas que envolvessem a propriedade, influência ou controle de estados estrangeiros”.

Acrescentou que o governo vai apresentar uma alteração ao projecto de Lei dos Mercados Digitais, da Concorrência e do Consumidor – que será lida pela terceira vez na próxima semana – para evitar tais negócios.

Lord Parkinson também confirmou que a proibição de aquisição não se aplicaria às emissoras.

Isto ocorre no momento em que o fundo de investimento RedBird IMI continua os seus esforços para controlar os títulos dos jornais Daily e Sunday Telegraph e da revista Spectator Current Affairs, depois de pagar as dívidas do seu antigo proprietário.

O fundo é detido em 75% por Sheikh Mansour, vice-primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, conhecido no Reino Unido por transformar o Manchester City Football Club.

Lord Parkinson sugeriu que a nova lei do governo poderia ser aplicada à aquisição do Telegraph Media Group se a lei fosse aprovada rapidamente.

Mas fontes próximas ao assunto disseram ao editor de negócios da BBC, Simon Jack, que a oferta provavelmente fracassaria, em meio à crescente oposição política.

O anúncio de quarta-feira levanta sérias questões sobre se a aquisição da RedBird IMI poderia ser retomada.

Num comunicado em resposta à medida, um porta-voz da empresa disse que “continuam comprometidos” em investir na mídia global, acrescentando: “Vamos agora avaliar nossos próximos passos, com os interesses comerciais continuando a ser a única prioridade”.

Eles continuaram: “Até o momento, a Redbird IMI fez seis investimentos no Reino Unido e nos EUA e acreditamos que o ambiente de mídia do Reino Unido merece mais investimentos.

“Tal como acontece com cada um dos nossos negócios, deixámos claro que a aquisição do The Telegraph e do The Spectator era um empreendimento inteiramente comercial.”

Outros licitantes para os jornais incluem o magnata dos fundos de hedge Sir Paul Marshall, dono da GB News, os proprietários do Daily Mail DMGT e do News UK de Rupert Murdoch.

Andrew Neil – o presidente do Spectator que criticou fortemente a proposta de aquisição – disse que a intervenção do governo na quarta-feira significou que a oferta dos Emirados Árabes Unidos “agora parece morta na água”.

Lord Moore, de Etchingham, ex-editor do Daily Telegraph, disse que deveria ter havido “tal regra desde o início”, a fim de fornecer “clareza” sobre as aquisições propostas.

A Baronesa Stowell, presidente do Comité de Comunicações e Digital e antiga ministra do governo conservador, liderou apelos interpartidários para evitar que potências estrangeiras assumam o controlo das organizações de comunicação social britânicas.

Ela disse aos seus pares: “Não podemos ignorar que a confiança do público nas notícias, no Parlamento e na classe política diminuiu drasticamente nos últimos anos.

“Permitir que governos estrangeiros possuam uma parte tão importante e sensível da nossa nação prejudicaria ainda mais a confiança do público em todos nós, se fosse permitido fazê-lo.”

Tanto o Governo como os Trabalhistas consideraram que a alteração alternativa da contraparte conservadora à Lei dos Mercados Digitais, da Concorrência e do Consumidor era impraticável.

Lord Parkinson disse que o governo espera fazer a mudança numa fase posterior do projeto de lei.

Explicando como isso funcionaria, ele disse que o governo encaminharia propostas de fusões de mídia à Autoridade de Concorrência e Mercados onde houvesse “motivos razoáveis” para acreditar que o acordo “daria a um estado estrangeiro ou órgão ligado a um estado estrangeiro propriedade, influência ou controle ”.

Ele continuou: “A Autoridade da Concorrência e dos Mercados será obrigada a investigar a potencial fusão, e se concluir que a fusão levou ou resultará na propriedade, influência ou controlo de uma organização jornalística por um Estado estrangeiro, o Secretário de Estado será obrigado por lei a emitir uma ordem proibindo ou cancelando a fusão.”