Maio 19, 2024

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Os sete maiores sinais de alerta precoce de que você está deprimido

Os sete maiores sinais de alerta precoce de que você está deprimido

Se você está lendo este artigo, provavelmente está preocupado consigo mesmo ou com um ente querido Pode-se apresentar sintomas de depressão. Não é uma experiência isolada: seus problemas de saúde mental ela estava em altaespecialmente desde o início da epidemia.

Embora a depressão afete a todos de maneira diferente, existem algumas características comuns – e nem todas se parecem com o que você poderia esperar. Nem todo mundo que sofre de depressão chora o tempo todo, por exemplo.

Pedimos aos terapeutas que identificassem esses primeiros sinais de alerta e compartilhassem algumas dicas sobre como procurar ajuda se você os identificasse.

1. Sua energia está baixa

A baixa energia pode estar associada a outras condições, como insônia ou resfriado comum. No entanto, se você perceber que o cansaço persiste sem outros sintomas físicos, pode ser um sinal de que você está desenvolvendo depressão.

Mary Tate, assistente social clínica licenciada e fundadora Psicoterapia TateEle disse que este é um dos sintomas mais óbvios nos estágios iniciais. “Para muitas pessoas, altos níveis de fadiga e baixa energia costumam ser os mais perceptíveis”, disse Tate. A depressão pode afetar padrões de sono E aumenta o estresse, que afeta a serotonina e a dopamina, que desempenham um papel importante na regulação do nosso humor e energia”.

2. Você não consegue se concentrar

Algumas pessoas têm problemas de concentração em geral, seja porque o TikTok está a apenas um clique de distância ou porque simplesmente não conseguem se distrair do trabalho. Seja qual for o caso, a dificuldade de concentração pode ser um sinal de alerta precoce de depressão.

“A depressão afeta o comportamento de ativação e é assim que todos nós fazemos as coisas ao longo do dia”, disse Tate. “Pequenas tarefas como escovar os dentes e vestir roupas limpas podem parecer tarefas brutais.”

Outras tarefas que podem parecer difíceis de focar podem incluir ler um livro, fazer o dever de casa ou prestar atenção em uma reunião.

3. Você se preocupa mais do que o normal

A ansiedade é normal e pode nos ajudar a fazer as coisas. No entanto, muito disso pode ser debilitante.

disse a Dra. Kristen Gale, psiquiatra e diretora médica da pensamento, uma empresa de psiquiatria on-line projetada para mulheres. Os sintomas comuns à ansiedade e à depressão incluem dificuldade de concentração, problemas para dormir e fadiga. Também é importante observar que as mulheres são mais propensas a sofrer de depressão e ansiedade do que os homens.

“Como a ansiedade e a depressão têm sintomas que se sobrepõem, é importante discutir seus sintomas com um profissional de saúde para determinar se você tem depressão ou ansiedade, ou ambos, pois isso fornecerá recomendações de tratamento”, disse Gill.

4. Você se isola socialmente

Se você recusa convites para beber com os amigos depois do trabalho ou não quer ir à reunião semanal do clube do livro, pode ser porque está deprimido.

“A depressão pode afetar a capacidade de uma pessoa cuidar de si mesma, sem falar no relacionamento”, disse Tate. “A pessoa pode notar diminuição da libido, atitude negativa e auto-isolamento.”

Esse isolamento pode enfraquecer relacionamentos e amizades, o que, por sua vez, pode alimentar ainda mais os sentimentos de depressão. Não é incomum que outras pessoas percebam os sintomas de depressão de uma pessoa antes dela.

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Moyo Studio via Getty Images

Fadiga e isolamento são dois sinais de alerta de que você pode estar deprimido.

5. Sua higiene sofre

escovar os dentesTomar banho e aplicar desodorante são tarefas de higiene que geralmente não exigem muito esforço para pessoas sem depressão.

de acordo com Jennifer Kellman, assistente social clínica licenciada W.L.L apenas responda especialista em saúde mental, Uma pessoa com depressão pode achar difícil concluir tarefas diárias que antes pareciam fáceis.

“Apenas cuidar de si mesmo e praticar uma boa higiene pode ser muito difícil e estressante porque a falta de energia toma conta”, disse Kellman.

Negligenciar a higiene pessoal pode levar a mais isolamento e afastamento das atividades diárias, o que, por sua vez, pode exacerbar os sintomas de depressão, criando um ciclo de auto-reforço.

6. Você dorme muito ou pouco

O sono é um fator importante na manutenção da saúde física e mental.

“A insônia é um sintoma comum da depressão, com cerca de 80% das pessoas apresentando episódios de insônia quando ficam deprimidas. A insônia na depressão geralmente inclui dificuldade em adormecer e manter o sono e acordar cedo”, diz Gill. “Dormir por longos períodos de tempo também pode ser uma característica da depressão, e algumas pessoas experimentam insônia e hipersonia durante um episódio de depressão.

7. Você está mais nervoso do que o normal

Se você percebeu que está ficando mais zangado ou irritado ultimamente – ou talvez outra pessoa tenha chamado sua atenção – pode ser um sinal de alerta precoce de depressão.

“A depressão costuma ser chamada de raiva voltada para dentro”, disse Kellman. Aqueles que sofrem podem ficar irritados e muitas vezes mostram sinais de raiva de si mesmos por estarem “abatidos” ou “tristes”.

Você também pode perceber que as situações menores e mais insignificantes fazem você explodir. Digamos que você acidentalmente deixou cair um copo ou não conseguiu mudar de canal usando o controle remoto da TV. Essas situações são frustrantes, mas se provocarem uma reação injustificada, pode ser um sinal de depressão.

O que fazer se você tiver esses sintomas

Se você ou alguém que você ama apresenta algum desses sinais, é hora de conversar com um terapeuta ou médico que pode ajudar a controlar esses sintomas. (É claro que o acesso à terapia nem sempre é fácil ou acessível; aqui estão algumas opções para torná-la mais barata e algumas outras ideias para apoiar a saúde mental.)

Pequenos hábitos de vida também podem fazer uma grande diferença. Enviar mensagens de texto para um amigo, dar um passeio curto ou pedir algo nutritivo para o jantar pode ter um efeito positivo no seu humor.

A depressão, como qualquer outra condição médica, merece atenção e tratamento. Não hesite em pedir ajuda.

Você precisa de ajuda com um transtorno de uso de substâncias ou problemas de saúde mental? Nos Estados Unidos, ligue para 800-662-HELP (4357) para obter ajuda Linha de Apoio Nacional SAMHSA.