dezembro 1, 2022

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Exercício regular pode melhorar a eficácia das vacinas Covid

Suspensão

O exercício regular pode ampliar os benefícios de uma vacinação ou reforço pós-coronavírus, mesmo se você agendar uma consulta semanas ou meses a partir de agora, de acordo com um novo relatório. estudar Os efeitos da atividade física regular e vacinas.

O estudo, que incluiu quase 200.000 homens e mulheres na África do Sul, descobriu que a vacinação contra o vírus Corona efetivamente preveniu doenças graves na maioria deles. Mas funcionou melhor para pessoas que se exercitam regularmente. Eles acabaram sendo 25% menos propensos a serem hospitalizados com coronavírus do que pessoas sedentárias, mesmo que todos tenham recebido a mesma vacina.

“Acho que este estudo contribui para a crescente evidência de que a atividade física diária, juntamente com a vacinação, é a coisa mais importante que você pode fazer para prevenir resultados graves do COVID-19”, disse Robert Salles, MD, médico de família e medicina esportiva da Kaiser. Permanente Fontana Medical Center na Califórnia e ex-presidente do American College of Sports Medicine. Ele pesquisou Covid e exercícios, mas não esteve envolvido no novo estudo.

Os resultados do estudo levantam questões, porém, sobre quanto – ou quão pouco – exercício poderia maximizar melhor os benefícios da vacina e se é tarde demais para aproveitá-la se você já foi totalmente vacinado ou será em breve.

Um grande número de pesquisas no ano passado mostrou que a atividade e a aptidão física reduzem significativamente o risco de doenças graves se você contrair o COVID-19. vendas lideraram um estudarPor exemplo, dos quase 50.000 californianos que testaram positivo para o coronavírus antes que as vacinas estivessem disponíveis. Aqueles que caminhavam regularmente ou se exercitavam antes de adoecer eram mais propensos a precisar de tratamento no hospital como pessoas sedentárias.

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Da mesma forma, em agosto reconsiderando A partir de 16 estudos anteriores envolvendo quase 2 milhões de pessoas, concluiu-se que as pessoas ativas eram menos propensas a serem infectadas, hospitalizadas ou morrerem de coronavírus do que as pessoas inativas.

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Essas ligações entre exercício e proteção contra o coronavírus fazem sentido, disse Salles. Sabemos que “a função imunológica melhora com a atividade física regular”, disse ele, assim como a saúde pulmonar e os níveis de inflamação, o que pode contribuir para piorar os resultados ruins com o coronavírus.

Mas os estudos não analisaram se as pessoas ativas obtêm benefícios adicionais das vacinas e reforços contra o coronavírus.

Assim, para o novo estudo, recém publicado no British Journal of Sports Medicine, pesquisadores em Joanesburgo coletaram registros anônimos de quase 200.000 homens e mulheres da maior companhia de seguros de saúde do país.

Os registros incluíam informações sobre vacinas das pessoas, resultados de coronavírus e hábitos de exercícios, coletados de rastreadores de atividades e visitas a academias. Como a companhia de seguros de saúde dava pontos e prêmios às pessoas por serem ativas, os participantes do estudo tendiam a pontuar com precisão cada exercício.

Os pesquisadores primeiro compararam extensivamente as pessoas vacinadas e não vacinadas. (A vacina Johnson & Johnson era a única opção disponível na época.) Como esperado, os não vacinados desenvolveram covid e ficaram gravemente doentes com números muito maiores de vacinas.

Mesmo entre aqueles totalmente vacinados, o exercício fez uma grande diferença nos resultados do COVID-19, disse John Patricius, professor de medicina clínica e ciências da saúde da Universidade de Witwatersrand em Joanesburgo-Bramfontein, que liderou o novo estudo.

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As pessoas vacinadas que caminharam ou se exercitaram moderadamente por pelo menos 150 minutos por semana tiveram quase três vezes menos probabilidade de serem internadas no hospital se contraíssem o vírus do que aquelas que foram vacinadas, mas estavam inativas.

Em termos mais realistas, suas vacinas os protegem 25% melhor do que as mesmas vacinas em pessoas sedentárias.

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Os hábitos de exercício dessas pessoas atenderam ou excederam as diretrizes de exercícios padrão promovidas pela Organização Mundial da Saúde e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, que exigem cerca de meia hora de atividade moderada pelo menos cinco vezes por semana, disse Patricius.

Mas mesmo as pessoas vacinadas que se moviam menos, exercitando-se por pelo menos uma hora por semana, tinham 1,4 vezes menos probabilidade de serem internadas no hospital do que o grupo estável e vacinado, indicando que suas vacinas eram 12% mais eficazes do que aquelas que não o faziam. não exerceu. .

“Faça algo importante, mesmo que as pessoas não cumpram as diretrizes completas”, disse Patricius. É uma ideia que chamamos de “Pequenos Passos, Escudo Forte”. “

Se você não pode andar por 30 minutos hoje, ele disse, 10 minutos de caminhada é melhor do que pular o exercício completamente.

No entanto, este estudo foi correlativo, o que significa que mostra ligações entre a atividade e os resultados do Covid. Embora não prove que a atividade torne as vacinas mais eficazes, disse Patricius, as ligações têm sido consistentes e os efeitos são significativos.

Ele também acredita que a relação será semelhante ao exercício e outras vacinas contra o coronavírus, como as versões Moderna e Pfizer, e em pessoas que não moram em Joanesburgo.

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Como a atividade habitual aumenta a resposta à vacina ainda não está claro. Mas Patricius suspeita que o forte sistema imunológico dos praticantes de exercícios estimula a formação de batalhões adicionais de anticorpos contra o vírus após cada vacinação. Os estilos de vida também podem influenciar a resposta, incluindo a dieta e a renda das pessoas.

Talvez o mais encorajador tenha sido: “Acho que nunca é tarde demais” para começar a malhar, disse ele. Ela estava inativa? Sua caminhada hoje deve começar a preparar seu sistema imunológico para responder com mais entusiasmo à próxima vacinação ou exposição ao vírus. “Além disso, você não precisa de receita médica e é grátis”, observou ele.

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